O Estado inaugura policlínicas no interior, mas as unidades ficam fechadas aguardando profissionais da saúde
Tauá. A Policlínica deste Município foi inaugurada no fim de setembro, mas ainda não começou a funcionar. Deverá iniciar atendimentos em dezembro, de acordo com informações do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. Segundo ele, a Policlínica ainda não iniciou suas atividades devido ao modelo de gestão consorciada já tratado no contrato inicial e que a previsão é que no próximo mês as instituições de saúde comecem a executar seus trabalhos.
"O modelo de gestão funciona dessa forma, o equipamento é inaugurado e passamos então para a fase de instalação, em que o consórcio público passa a administrar o equipamento", esclarece. Ele ressalta ainda que em todas as policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) a situação é similar à de Tauá. "No sistema de consórcio, inauguramos a obra e necessitamos de uns dois meses para estruturar a gestão", acrescenta Bastos.
Segundo o secretário, os procedimentos com relação à contratação de funcionários para a Policlínica estão acontecendo dentro do prazo e forma previsto. "Houve a seleção, divulgação dos aprovados e agora estão se apresentando para logo começarem a atuar na Policlínica", diz. Salienta ainda que a partir de dezembro, o equipamento iniciará atendimento.
As gestões das policlínicas regionais são por meio de consórcios públicos das microrregiões, uma estratégia nova no Ceará que fortalece a regionalização. Os consórcios foram aprovados pelas câmaras municipais e depois aprovados na Assembleia Legislativa do Estado
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE