quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PSDB busca recuperar vaga na Assembleia

líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado João Jaime, anunciou, ontem, que o seu partido vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) que resultou na perda de uma vaga do partido para a próxima Legislatura, na assembleia, ao colocar na suplência o deputado Professor Teodoro (PSDB), após uma nova totalização dos votos da eleição do último dia 3 de outubro.

Com a decisão do TRE, os 45.843 votos dados, este ano, ao deputado estadual, Neto Nunes (PMDB), cassado na semana passada por captação ilícita de votos na campanha de 2006, foram contabilizados e a coligação pró-Cid Gomes, que uniu os partidos PSB, PT, PMDB, PRB, ganha mais um deputado estadual, ficando agora com 21 parlamentares, a partir de fevereiro do próximo ano, caso não seja reformada essa decisão. Quem entra na bancada governista é o deputado Daniel Oliveira (PMDB).

João Jaime diz que a sua legenda não concorda com a decisão porque, segundo ele, em julgamentos anteriores de parlamentares cassados os votos a eles concedidos na eleição seguinte ficam nulos e não devem ir para a coligação como ocorreu agora. "É uma decisão inédita onde se invalida os votos para o deputado e valida para o partido", reclamou o líder.

Decisão
O tucano ainda chamou de "estranha" a decisão do TRE, mas não se mostrou preocupado com o assunto. Para ele, sua legenda não vai perder uma vaga porque a definição deverá ser revertida depois que o PSDB apresentar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

João Jaime afirmou que a assessoria jurídica do PSDB já foi consultada. Segundo ele, os advogados avisaram que esta é uma "questão pacífica" e, por isso, não há motivos para preocupações. "Se você considera nulos os votos do deputado e se foi assim em todas as decisões, então esses votos não poderão ir para o partido", destacou.

Ontem, o deputado professor Teodoro não esteve em plenário, no entanto, João Jaime disse que seu colega apresentará um segundo recurso no TSE para tentar garantir a vaga da sigla na Assembleia na próxima Legislatura. A justificativa de Teodoro será a mesma defendida pelo partido, enfatiza João Jaime.

Oposição
O assunto não foi mencionado em plenário durante a sessão de ontem e alguns deputados da base aliada preferiram não comentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral com a imprensa. Professor Teodoro, embora faça parte do PSDB, partido que hoje posta-se como oposição, é um parlamentar ligado ao Governo Cid Gomes e recebeu elogios de alguns governistas.

Questionado sobre o assunto, ontem, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), "lamentou" o fato de a decisão do TRE atingir o Professor Teodoro, a quem ele chamou de "parlamentar dedicado", mas o petista admitiu que a definição dá mais força à base aliada no Legislativo cearense.


FOnte: Diário do Nordeste

ESPORTES

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL

CLIC AQUI !


Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More